Tumores de Pele

No Brasil, o câncer de pele não melanoma continua sendo o tipo de câncer mais incidente para ambos os sexos. sua letalidade é considerada baixa; porém, em alguns casos em que há demora no diagnóstico, esse câncer pode levar a ulcerações e deformidades físicas graves.

O número de casos novos de câncer de pele não melanoma estimado para o Brasil no ano de 2010 será de 53.410 entre homens e de 60.440 nas mulheres. estes valores correspondem a um risco estimado de 56 casos novos a cada 100 mil homens e 61 para cada 100 mil mulheres.

Em Pernambuco, são estimados para o ano de 2010, pelo ministério da saúde, 19.670 casos de câncer, sendo destes 6.590 casos estimados de câncer de pele.

O câncer de pele não melanoma é o mais incidente em homens na maioria das regiões do Brasil, com um risco estimado de 55/100.000 na região nordeste.

Os carcinomas basocelulares (60%) e o carcinoma epidermióide (30%) são os dois tipos mais frequentes de câncer de pele não melanoma. o melanoma de pele é menos freqüente (6%) que os outros tumores de pele.

Quanto ao melanoma, sua letalidade é elevada; porém sua incidência é baixa (2.960 casos novos em homens e 2.970 casos novos em mulheres). as maiores taxas estimadas em homens e mulheres encontram-se na região sul. o prognóstico do melanoma de pele pode ser considerado bom se detectado nos estádios iniciais. nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com esse tipo de câncer, principalmente devido à detecção precoce do mesmo.

A maioria dos cânceres de pele ocorre devido à exposição excessiva ao sol. em geral, para o melanoma, um maior risco inclui história pessoal ou familiar de melanoma. outros fatores de risco para todos os tipos de câncer de pele incluem: sensibilidade da pele ao sol, história de exposição solar excessiva, doenças imunossupressoras e exposição ocupacional. além disso, os pacientes imunocomprometidos (como os transplantados renais) têm um maior risco para o desenvolvimento do câncer de pele não melanoma.

A prevenção do câncer de pele, inclusive os melanomas, inclui ações de prevenção primária, por meio de proteção contra luz solar, que são efetivas e de baixo custo. o auto-exame também contribui para o diagnóstico precoce. ao surgimento de manchas/sinais novos ou mudança em alguns, o indivíduo deve procurar o dermatologista. a educação em saúde é também outra estratégia internacionalmente aceita, tanto para profissionais quanto para a população em geral, no sentido de alertar para a possibilidade de desenvolvimento de câncer de pele e de possibilitar o reconhecimento de alterações precoces sugestivas de malignidade.

Homens

Estimativas para o ano 2010 (Pernambuco e Recife) das taxas brutas de incidência por 100 mil e de número de casos novos por câncer, em homens, segundo localização primária*

fonte: www.inca.gov.br

Mulheres

Estimativas para o ano 2010 (Pernambuco e Recife) das taxas brutas de incidência por 100 mil e de número de casos novos por câncer, em mulheres, segundo localização primária*

fonte: www.inca.gov.br

A cirurgia de ressecação do câncer corresponde à principal arma terapêutica contra o câncer de pele, sempre com uma visão ontológica de obtenção de margens cirúrgicas livres de neoplasia e com respeito às linhas de força da pele, para obtenção de resultados estéticos aceitáveis.

Tumores iniciais são de mais simples reconstrução, com bons resultados estéticos com reparações por sutura primária simples. Tumores mais avançados podem exigir reparações mais complexas feitas com retalhos ou enxertos e com um planejamento considerando o sucesso de controle ontológico da doença e um resultado estético e funcional satisfatórios.

Outra parte importante do tratamento das neoplasias da pele é o tratamento do pescoço metastático. o esvaziamento ganglionar cervical é a escolha terapêutica para os casos indicados.