Tumores da Base de Crânio

A base do crânio corresponde à porção póstero superior aos olhos e cavidades nasais. Diversos tipos de tumores podem se originar ou se estender até a base do crânio. Importante estruturas como a medula espinhal, nervos e grandes vasos sanguíneos passam através de orifícios (forames) da base do crânio.
Os tumores que acometem a base do crânio podem ou não ser malignos porém mesmo aqueles benignos podem apresentar sintomas e ameaçar a saúde e vida dos pacientes devido sua localização e proximidade à estruturas vitais. Justamente por estas características anatômicas o tratamento de tais tumores ainda se configura um desafio para o cirurgião.

Sintomas
Os sintomas podem se manifestar somente após o tumor tenha adquirido grande volume e podem ser muito variáveis de acordo com sua localização e velocidade de crescimento.
→ Obstrução nasal
→ Sinusite crônica
→ Paralisia de nervos cranianos
→ Dor ou dormência facial
→ Cefaléia
→ Perda auditiva
→ Zumbido
→ Sangramento nasal
A presença destes sintomas deve ser interpretada apenas como sinal de alerta e ser relatada em consulta médica para devida investigação.

Tipos de tumores
Tumores de diversos tipos e sub-localizações podem acometer a base do crânio incluindo meningiomas, neurinomas, carcinoma de nasofaringe, tumores de pequenas glândulas salivares, nasoangiofibromas, entre outros diversos tipos de lesões desta topografia.

Diagnóstico
A investigação diagnóstica pode incluir exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética. Associado a obtenção de biópsias via endoscópica ou por cirurgia aberta.

Tratamento
O tratamento dos tumores de base de crânio pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou combinação destas.

Suporte
Como qualquer outro tipo de doença maligna, o tratamento deve estar associado a um suporte emocional e familiar que pode ser obtido com auxílio profissional de psicólogos, além da troca de experiências com outros pacientes que passaram por momentos semelhantes.